sábado, 27 de junho de 2015

Póvoa das Leiras - Trilho dos incas e das bétulas


O Trilho dos Incas e das Bétulas é um dos mais bonitos da zona da Freita / Arada e por isso resolvemos revisita-lo.
Dia quente de sol e horizonte limpo, a paisagem foi um regalo. Primeiro no troço percorrido do Trilho dos Incas, o estreito lajeado em xisto a exigir atenção redobrada e depois a subida às eólicas a exigir pulmão cheio. Depois um pequeno corta mato a descer para a presa da Fraguinha. Aí a primeira surpresa: o caminho junto à vedação do parque de campismo virou ribeiro e molhamos os pés todos. Não houve problema que era hora de revitalizar e foi só tirar botas e meias e pô-las ao sol enquanto comemos.
De seguida o cafezinho e a cavaqueira no Retiro da Fraguinha retemperaram tudo.
Depois fez-se tempo de continuar e lá fomos a subir até às eólicas, apreciando a encosta granítica deste lado da serra da Arada e que contrasta com a encosta xistosa que tínhamos subido do outro lado da serra. 
No cimo ainda resolvemos tentar descer por onde o Utra Trail da Serra da Freita de 100 km subia, mas depois do segundo aviso dos concorrentes que era demasiado difícil a descida e do segundo tombo, resolvemos voltar ao cimo e descer pelo trilho das bétulas. Descida com piso irregular mas muito bonita. Depois foi subir de novo até ao cruzeiro da Póvoa das Leiras.
Á noite as pernas lembraram-se bem da aventura do dia...















































Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...