sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fafião - Trilho dos Medronheiros



O Percurso dos Medronheiros inicia e termina em Fafião, um local de cruzamento de caminhos para locais bonitos.
O início é por dentro da povoação, descendo-se depois longamente até à barragem. Depois tomámos um caminho junto à barragem à direita, continuando sempre até que uns funcionários da EDP nos intercetaram e disseram que não podíamos circular por aquele caminho público. Estava a decorrer uma obra na central e o caminho estava a ser intensivamente usado por betoneiras que poderiam pôr em risco a nossa segurança. Simpaticamente, para não termos que interromper o trilho deram-nos boleia até ao local da betonagem, permitindo depois que continuassemos o trilho a partir dali. Continuamos o trilho e este ficou cada vez mais estreito...








Descarregador de fundo



A albufeira de Salamonde



Descarregador de superfície



Dique para a nova restituição da água


Inicio da albufeira da Caniçada



Porta de entrada para um caminho de cabras


Depois o trilho ficou cada vez mais estreito e mais reservado para as cabras... e destas as que não tiverem vertigens... caminho estreito por cima de pedra com cascalho e ao lado uma ravina de muitos metros que terminava na albufeira!
Não tivemos outro remédio que subir a corta-mato, com muitos metros a gatinhar monte acima para ver se ultrapassavamos o risco. Depois de muito esforço, lá conseguimos chegar ao cimo do monte e avistar um trilho. Entretanto começou a chover e continuamos neste trilho até Fafião e por isso só documentamos à pressa uma leve imagem das cascatas de Taihiti. Agora aventura terminada já podemos dizer que gostamos muito, mas nesta altura do ano, o caminho que deve meter medo às cabras não deve ser usado.
Havemos de voltar com dias mais secos e tentar fazer o percurso no sentido inverso para conhecer a parte que agora não vimos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...