sábado, 3 de novembro de 2012

Percurso do Parque Biológico de Vinhais


O Parque Biológico de Vinhais é uma das pérolas do Parque Natural de Montesinho e merece ser visitado. Para o conhecermos melhor efectuamos um percurso, visitando primeiro o interior do Parque e depois explorando no seu exterior, 3 dos seus pólos de atracção: a Charca da Vidoeira, a Barragem de Prada e o Miradouro de Ciradelha.



Iniciado o percurso na entrada do Parque, efectuamos o percurso marcado no seu interior, admirando a qualidade da documentação existente sobre a fauna e flora da zona.

Pormenor dos bungalows existentes no Parque, permitindo uma estadia barata num sítio muito bonito.


No Parque existe também o Centro Interpretativo das Raças Autóctones, com a reprodução em tamanho natural das várias espécies de gado ovino, bovino, caprino e cavalar que existem na região.





Terminada a visita ao interior do Parque, seguimos o percurso por um estradão que o circunda, sendo a Charca da Vidoeira o nosso primeiro ponto de paragem.


Um pouco mais à frente encontramos a Albufeira da Prada e a conversa simpática de um lavrador que nos contou a sua história longa e muito vivida, quer na guerra na Índia quer depois em trabalhos no Paquistão e Irão. Poucos estudos mas muita inteligência no discurso e no entendimento do mundo.



A albufeira serve para o abastecimento de água de várias aldeias vizinhas, encontrando um pouco mais à frente uma levada que encaminha a água para essas aldeias.


Após a barragem vêem-se muitos mais campos tratados.


Terminamos o percurso de novo junto à entrada do Parque. No trajecto para Vinhais, resolvemos efectuar a subida a pé até ao Alto da Ciradelha para admirar a paisagem alargada que de lá se desfruta.




Acabado o percurso fomos até Vinhais para reavivar a imagem que tínhamos de outras visitas.

 

Casa da Vila  onde funciona o Centro de Interpretação do Parque Natural de Montesinho



Pelourinho


Parque da cidade




Anjos de Vinhais -Monumento à praga da filoxera que dizimou a vinha de Vinhais



A réplica da Pedra Bolideira


Tínhamos passado pela verdadeira Pedra Bolideira -(mil toneladas de granito que se conseguem abanar com um empurrão no sítio certo) no caminho entre Chaves e Vinhais.



Mapa do Percurso




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...