domingo, 25 de novembro de 2012

Museu do Côa e visita às gravuras




Já tínhamos visitado o seu exterior antes da abertura e ficamos encantados pelo seu perfeito enquadramento na zona. Pretendíamos visitar as Gravuras  Rupestres do Côa e aconselharam-nos a efectuar primeiro uma visita guiada ao Museu do Côa para o seu melhor entendimento. assim fizemos e passamos o conselho.
O contraste de luz entre o exterior  prepara-nos para a viagem no tempo que íamos fazer: recuar uns milhares de anos e descobrir como viviam e o que expressavam os homens daqueles tempos.
As explicações do guia, as reproduções das imagens e dos locais e formas de vida dos habitantes daquela zona criaram-nos o contexto para mais tarde no local entendemos melhor as gravuras.











Depois da visita ao Museu fomos visitar uma Quinta do Vinho do Porto, sendo presenteados com uma prova de vinhos e a explicação, feita por um dos melhores enólogos nacionais, da tecnologia empregue no desenho e implementação do vinhedo de forma a obter a melhor qualidade.
De tarde fomos  visitar  as gravuras de Penascosa. É à tarde que os painéis destas gravuras melhor ficam iluminados e que permitem que se visualizem e descubram os seus traços.
 Partimos no jipe do Parque do Côa deste local perto de Castelo Melhor, ouvindo desde logo as explicações que a guia nos transmitia.


No caminho, as amendoeiras em flor na altura, contrastavam com a paisagem muito árida


Chegados à praia fluvial da Penascosa lá encontramos os estiradores feitos em painéis de xisto onde há milhares de anos, os homens da altura expressaram a sua arte e emoções.


Com as explicações da manhã podemos entender melhor as gravuras reais



A bonita Praia Fluvial








Na hora de regressar mais uma imagem da praia fluvial.


No caminho de regresso são as amendoeiras a marcar o horizonte


Castelo Melhor ao fundo


De caminho para Foz Côa passamos por Almendra tendo visitado a bonita Igreja Matriz e
a Casa de Almendra.


A paisagem à volta com as amendoeiras naquela altura em flor


Subimos depois a um miradouro contíguo onde a presença divina se faz notar


Paisagem com um horizonte fantástico


Capela dedicada ao Anjo S. Gabriel


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...