quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cela de Camilo Castelo Branco


Ter uma vida agitada e boémia e ficar preso durante mais de um ano por um crime que hoje já não o é, seria um inferno para qualquer um! Estar preso mais de um ano na Cela nº 12 da Cadeia da Relação do Porto com uma vista destas foi redobrado sofrimento que Camilo Castelo Branco passou, contando os segundos um a um e sonhando voltar a percorrer aquelas vielas que ao longe avistava. Legou-nos as suas "Memórias do Cárcere"...


Se tiverem oportunidade não deixem de visitar este edifício no Porto, onde agora reside o Museu de Fotografia mas que foi concebido para ser prisão e admirar a sua concepção de segurança e claro o seu acerbo actual de máquinas fotográficas. Não esquecer de visitar em cima a célebre Cela nº 12 e a sua vista impressionante do Porto Medieval.

Do lado oposto do edifício, avista-se o actual Palácio da Justiça e o Jardim da Cordoaria que já foi palco de feira e mercado e local de execução de condenados.


Neste momento está patente uma interessante exposição de João Silva - foto jornalista português que sofreu no Afeganistão  o rebentamento de uma mina - sobre o cenário de guerra, impressionante pela captura do momento e das expressões dos seus intérpretes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...