domingo, 9 de outubro de 2011

Póvoa das Leiras Covelo de Paivô Regoufe


Dia bonito e cabeça cheia de ilusões:  vamos fazer o Trilho dos Incas! E  lá fomos, com início junto do cruzeiro da Rua Principal de Póvoa das Leiras. À frente as curvas da Serra da Freita e da Ribeira, prometiam delícias para o olhar.


Depois dos primeiros metros, as ondulações da Serra da Ribeira e lá muito ao fundo o nosso primeiro destino: Covelo de Paivô.


Esta primeira parte do percurso é feita a meia encosta e por cima de placas de xisto, daí terem chamado a este trilho o Inca Trail.


O dia está bonito e a paisagem ajuda muito a que se goste de tudo o que se vê.


O percurso pelo cimo do monte e a imponência dos montes vizinhos fazem-nos sentir importantes e especiais por ali podermos estar.



Depois descemos muito e na aproximação a Covelo de Paivô encontramos o rio de mesmo nome e as leiras tratadas para a agricultura de subsistência.



Paramos para almoçar abençoados pela Igreja de Covelo. Conversa fácil e boa que fez o tempo curto. Rapidamente tivemos que avançar porque ainda nos faltavam 10 km e uma subida bastante íngreme.


Começamos a subir para Regoufe, verificando a excelente exposição solar de Covelo.


Calçada medieval, muito bonita mas que se estava a fazer difícil debaixo do fantástico sol que este Outubro nos tem brindado.


Continuamos a subir e começamos a sentir câimbras nos músculos das pernas, que cada vez se agravavam mais. A paisagem essa continuava a desafiar o olhar e a câmara.


Ao lado, duas cabras desafiavam o equilíbrio e enchiam-nos de inveja com a facilidade que mostravam a subir os penhascos que nos rodeavam.


Enfim, chegados a Regoufe com dores nas pernas já quase insuportáveis, tomamos a decisão de não continuar com o grupo o percurso até à Povoa das Leiras e procurar um táxi que nos levasse pela estrada até ao local em que tínhamos deixado o carro.


E foi junto à Igreja de Regoufe que terminamos o percurso.



Depois, já na Póvoa das Leiras, foi esperar pelos amigos que tinham continuado o percurso, assistindo às fantásticas imagens que o fim de tarde propicia naquela zona.



Os amigos chegaram quase de noite, muito arranhados pelo corta-mato que tiveram que fazer e muito cansados pela íngreme subida que realizaram entre o Rio Paivô e o cimo da Serra da Ribeira.
A parte do trilho que realizamos entre Póvoa das Leiras, Covêlo e Regoufe é muito cansativo, mas pode ser feito por qualquer um. A ligação de Regoufe à Póvoa das Leiras só pode ser feita por quem esteja bem preparado .

Ver trilho no Wikiloc aqui

Outros trilhos realizados perto:

Mapa do Percurso



Perfil do Percurso






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...