domingo, 10 de julho de 2011

Podence


O nome Podence, ligava-o ao Careto e à "festa dos rapazes" que logo após o Natal ali celebram. O colorido do chocalhar das raparigas celebrando a renovação, num momento em que os dias começam a aumentar e se espera que os rigores do Inverno comecem a diminuir dando lugar ao renovar da Natureza. Só conhecia Podence e a sua festa da televisão e numa recente viagem a Bragança resolvi ir vê-la de perto. Terra pequena, mas muito bonita. Logo à entrada em posição cimeira, a Casa do Careto - Museu alusivo à tradição da festa do Careto. Entrada a partir do café ao lado e muito interessante de se ver, pela profusão de trajes e máscaras que contém e pela policromia dos mesmos.



Para além do Museu e fora do tempo de festa sobra uma terra pequena, mas muito bonita e limpa. A Igreja tem um retábulo bonito que não se deve deixar de ver. Ao fundo o Azibo, atracção de Verão que também iremos conhecer.


As pessoas  mostraram-se muito simpáticas e com grande gosto na sua terra e por isso não resisto a copiar para aqui uma parte do seu Hino.
"...
Uns pés de rosmaninho
Mimosa e lilás
E flores de magia
Craveiros nas varandas Podence
A enfeitar nossas casas com perfumes de alegria.

Aldeia do nordeste Podence!....
Presuntos e salpicões
São manjares divinais
E vinho de gritos Podence
P´ra beber, ficar contente e no final pedir mais.

Morangos feiticeiros Podence
Nos teus morangais lábios doces vermelhinhos
Podence, Podence, Podence.
Na tua Primavera, chilrear de passarinhos.
..."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...