segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo


Muito bonita a Paisagem Protegida da Barragem do Azibo. Visitámo-la a meio da manhã de um dia de Sol com algumas nuvens brancas, daqueles que fazem ficar bem qualquer fotografia. Mas o Azibo não precisa disso: é mesmo muito bonito com qualquer tempo e está muito bem tratado e documentado.


 Estranha a sensação de ver por todo o lado os símbolos de praia e não me sentir à beira dela. Nasci e sempre vivi relativamente perto do mar e faltava-me o cheiro a maresia, a água ( mar) a enrolar na areia, a ver o Sol a espelhar na água, a sentir o leve spray de água quando a onda quebra mais perto...mas estávamos a 200 Km do Mar e para quem vive por perto não há outra alternativa. O Azibo é uma zona de paisagem protegida muito bem tratada, não é uma simples praia fluvial, há que lhe descobrir os encantos.


E o primeiro encanto que descobri, foi o cuidado na qualidade da oferta.
Depois a serenidade que nos oferece, tão necessária como contraposição dos dias que vivemos.


E que tal pensar no relvado e na sombra seguinte com um bom livro ou uma boa companhia...


E a sensação de espaço que o local transmite



Em Santa Combinha encontramos o Pi, o tal 3,14 embutido numa construção. Ou será que são os nossos olhos a catalogar erradamente os "acasos" e os "deu jeito" da construção.


Aos lados da albufeira são os campos que mandam nos nossos sentidos, com o colorido dos mal-me-queres e os cheiros do funcho e da camomila.


É verdade que não cheira a maresia e não tem o mar à beira, mas o Azibo tem coisas de  que gostei muito e hei-de voltar para ver melhor o que já vi e para ver o que não cheguei a ver como a barragem em terra batida, o pôr-do-sol com as aves a  recolherem,o percurso pedestre à volta da albufeira,...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...