quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cidadela de Bragança

 A Cidadela é a área intramuros de Bragança que tem o Castelo como  figura de destaque.
O Castelo de Bragança faz-se notar quer  ao longe pelo seu ar forte, dominador e dissuasor dos inimigos que moravam perto, quer ao perto pelas bonitas formas da muralha e da Torre de Menagem.
No seu interior existe um Museu Militar  que documenta o armamento usado desde o início da nacionalidade até aos século passado.


Subir até ao topo da Torre de Menagem é uma prova de boa saúde e também a oportunidade de desfrutar de uma paisagem alargada e muito bonita, quer do casario da cidade quer dos campos e montes das proximidades.



Pormenor do fato, patente no Museu,  que Gungunhana usou quando, preso em Lisboa, se avistou com o Rei D. Carlos.


Contígua ao Castelo, a Igreja de Santa Maria deve ter visita obrigatória ao seu magnífico interior, pleno de religosidade, com um altar riquíssimo e um notável tecto pintado.


Ao lado, o Dómus Municipalis, local de reunião e também ponto de recolha de água para a cisterna da Cidadela.


O Pelourinho é muito curioso, pois destinado a castigar e a executar os condenados, tem na sua base uma porca da vida, símbolo de fecundidade.


Na rua que desce para a Porta da Vila, encontramos o Museu do Traje Ibérico, com muitos exemplares de trajes dos rituais carnavalescos da zona de Trás-dos-Montes e das zonas vizinhas de Espanha.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...