sexta-feira, 17 de junho de 2011

Passeio automóvel pelo Gerês


Em boa companhia efectuamos um percurso por algumas das zonas mais bonitas do Parque Nacional da Peneda Gerês: Lindoso, Castro Laboreiro, Lamas de Mouro, Senhora da Peneda, Soajo e Mezio.


Iniciamos no Lindoso com a visita ao seu Castelo e parque de espigueirros anexo.



Do Castelo disfruta-se uma bonita paisagem


 

 Bonita também a Igreja do Lindoso. Em frente à Igreja existe o edifício da Porta do Lindoso do PNPG que não deve deixar de ser visitado para melhor interpretação do Parque e daquela zona em particular. Muita informação e muita simpatia.


No largo anexo existe um cruzeiro invulgar com o Sol no centro da cruz.


Seguimos depois para Castro Laboreiro, saindo um pouco por Espanha. O caminho é muito interessante porque mostra o contraste entre o verde da parte mais conhecida do PNPG com a dureza das massas graníticas que caracterizam a Serra da Peneda. Em Castro, poucas imagens registamos, fruto se calhar do excelente almoço que por lá fizemos... Ao menos esta que mostra a rudeza da rocha num cume onde mal se distingue o Castelo. Em Castro devíamos ter visto a Igreja e o Pelourinho, o Museu, as imponentes quedas de água e ter feito a subida ao Castelo, mas o almoço foi pesado e tínhamos outros destinos.

E para descansar um pouco procuramos a frescura de Lamas de Mouro, visitando e colhendo informação na Porta do PNPG.


Após um pequeno passeio por este local tão repousante seguimos para o Santuário da Senhora da Peneda, visitando o interior da Igreja.


Depois rumamos ao Soajo e ao seu conhecido parque de espigueiros que as telenovelas ultimamente têm promovido.



Depois de passearmos pelo centro do Soajo, ainda fomos visitar a Porta do Mezio , recolhendo lá ideias para um futuro percurso pela zona.
A fotografia seguinte é de uma anta, monumento funerário de nossos antepassados que por estar exposto junto à estrada não é respeitado como devia. A sua função e os seus milhares de anos, não mereciam o lixo e as latas de refrigerantes que para lá deitaram.
O nosso Mundo será tão bonito, quanto nós o fizermos.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...