domingo, 6 de fevereiro de 2011

Trilho do Curro da Velha - Castro Laboreiro



O Trilho do Curro da Velha inicia-se junto a uma antiga casa do guarda, no lugar de Pousios, a cerca de 10 Km de Castro Laboreiro.


Sobre a esquerda da casa do guarda, existe um caminho lajeado que sobe até aos currais do Curro da Velha, desfrutando-se quer no percurso, quer lá em cima, uma vista fabulosa. De lá pode-se ver a zona onde acaba o Planalto de Castro Laboreiro e começa a Serra da Peneda, com as suas enormes e constantes massas graníticas.


Lá em cima, rochedos de formas diferentes, convivem com as zonas mais planas e verdes de pasto do gado.


Continuando pelo Chão da Roca, encontramos uma casa de pastores e avistamos, lá em baixo, muito em baixo o Rio Laboreiro que será o nosso próximo destino e que serve de fronteira, naquela zona, entre Portugal e Espanha.
A descida é de grande declive e feita em terreno escorregadio, tendo de se ter um grande cuidado na sua realização. A imagem que se obtém de lá, do Rio Laboreiro e da povoação de Ribeiro de Baixo, é magnífica.


Tradição em dias de sol nesta altura do ano, as queimadas de montes feitas pelos pastores para queimar a urze e a carqueja secas e permitir que as chuvas da Primavera, façam crescer a erva para a alimentação dos animais. Para quem percorre os trilhos é contudo um factor de grande risco porque uma mudança de vento pode trazer-nos o fogo para cima.


Muito bonitos os campos e casas de Ribeiro de Baixo e os relevos já do lado de Espanha.


Fronteira bonita esta que o Rio Laboreiro assegura.


Voltamos depois a Pousio, ao local de partida e de fim deste percurso de 8 Km, bem marcado, muito bonito, mas muito cansativo pela descida de grande declive e pela subida final.

Mapa do Percurso



Perfil do Percurso






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...