domingo, 30 de janeiro de 2011

Portela do Homem - Trilho dos Contrabandistas

O Trilho dos Contrabandistas inicia-se na Portela do Homem, Gerês e sobe até ao alto da Cruz de Louro. É estranho um caminho de contrabando iniciar-se junto a uma fronteira, que na altura em que existia estava cheia de polícias!
Dia muito frio, com algum nevoeiro mas nada que impedisse a vontade de completar o percurso escolhido.


Logo no início fizemos um  desvio para subir ao alto onde se situa a torre de vigia dos incêndios. Na imagem seguinte, lá bem em cima, a torre de vigia espreita, tão pequenina por lapso dos nossos olhos.


Lá chegados disfruta-se um panorama fantástico, com particular relevância sobre a albufeira de Vilarinho das Furnas!




O nevoeiro criava um ambiente de mistério que nos encantava.



Depois foi subir, primeiro por um estradão e depois por trilho a pé posto, mas sempre com um horizonte alargado e vistas fantásticas.

 Agora, olhando para trás, podemos ver a torre de vigia, como um pequeno ponto, lá em baixo, no meio da fotografia seguinte

Encontramos depois a fronteira, que nesta  zona é delimitada por um muro de cerca de um metro de altura  mas que se estende por quilómetros. Inútil o trabalho realizado, pois qualquer um salta este muro.


 Lá no cimo o efeito da temperatura negativa: ribeiros gelados e arbustos lindíssimos debruados a gelo.




Depois do almoço a descida foi acarinhada por um sol descoberto que nos deu outras imagens do horizonte. 
O percurso que tínhamos para a descida levou-nos a um corta-mato de um lado e do outro da fronteira até que conseguimos encontrar o estradão por onde tínhamos subido.

A albufeira de Vilarinho das Furnas muitas vezes presente no horizonte.


O Vale do rio Homem, caminho que leva aos Carris e que havemos de fazer um dia.

Chegados de novo à Portela, ficou-nos a sensação de um dia bem passado num local especial e por um trilho de 12 Km  relativamente fácil e com paisagens alargadas e muito bonitas.
O nome de Trilho dos Contrabandistas deve ter sido adoptado por o mesmo se aproximar repetidamente da fronteira e não por ter sido realmente usado para essa actividade, porque a maior parte é feito por caminho sem vegetação que  esconda quem por lá passa.

Mapa do Percurso



Perfil do Percurso






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...