domingo, 12 de setembro de 2010

Covelo de Paivô, Regoufe, Drave


Só se lá chega depois de pelo menos 2 horas de caminho a pé! Porque será que quando lá vamos tem sempre alguém? Não vale a pena redigir explicações, é Drave, a Aldeia Mágica. Só indo lá se compreende. Dez a doze casas, algumas em ruínas, outras reconstruídas pelos escuteiros, longe de tudo mas no centro do paraíso.
Já a tínhamos visitado duas vezes há cerca de um ano e meio. Resolvemos voltar, iniciando agora a caminhada junto à Igreja de Covelo de Paivô. Dia bonito e quente, caminho a condizer: calçada medieval, lajeada e estreita, debruada com fetos a combinar o verde com o ocre, cores da época e muito bonitas.
Sempre a subir, cansavam-se as pernas enquanto se regalavam os olhares com a vista, cada vez mais alargada e com a paisagem cada vez mais imponente. Era a 1ª vez que fazíamos esta parte do percurso e achámo-lo muito bonito.


Na aproximação a Regoufe, passamos ao lado das Minas abandonadas de volfrâmio, que no apogeu da 2ª Guerra Mundial alimentaram a produção de armas e geraram uma corrida desenfreada àquele "ouro" e fizeram cometer tantas asneiras.
O interior da Aldeia de Regoufe é delicioso, com ruas cobertas de ramadas cheias de cachos de uva e "picas-na-terra" a andarem livremente na rua.


Depois da ponte de Regoufe, a subida até ao alto de onde se desfruta a visão mais alargada das minas e da Aldeia de Regoufe e também se compreende a Garra ( disposições de montes que fazem lembrar a garra de um animal gigantesco).





A parte mais difícil da ida estava realizada e tranquilamente, caminhamos até Drave.
Surpresa foi verificar que um dos pontos mais bonitos e fotografados da Aldeia, tinha ido de férias: a queda de água, por baixo da ponte na entrada da Aldeia estava completamente seca e a piscina natural que a seguia estava igualmente seca. Contudo, a Aldeia continuava com o seu tom especial, abandonada pelos seus habitantes devido ao seu grande isolamento, fervilhava de movimento, com grupos de escuteiros que ali possuem uma base e de outros jovens que a conhecem e procuram para acampar e conviver.

Depois de um merecido descanso, fizemos o caminho de volta, a saborear a paisagem e a iludir o cansaço acumulado.


Sendo a 3ª vez que vamos a Drave, só podemos dizer que havemos de voltar...

Mapa do Percurso


Ver Covelo de Paivô, Regoufe, Drave num mapa maior



Perfil do Percurso

 

Marcações

Percurso bem marcado segundo as Normas da FPCC

Actividade:  Percurso pedestre de Covelo de Paivô a Regoufe e Drave
Local de Início: Iniciamos o percurso junto à Igreja de Covelo de Paivô
          GPS:   N40.88453 W8.16342 Altitude:319 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 16,2 Km
Tempo de realização: 08 H 30 m
Condições Específicas: Percurso com duas ascendentes de grande declive e com piso muito irregular

Pontos de Interesse

Calçada medieval na subida de Covelo a Regoufe, minas de volfrâmio, Aldeia de Regoufe, panorâmicas, Aldeia de Drave


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...