domingo, 25 de julho de 2010

Trilho da Chã Grande e Senhora do Minho


Voltamos à Serra de Arga para fazer o Trilho da Chã Grande e depois rever a exposição da Arte na Leira. 
Iniciamos o trilho junto à Casa do Marco e lá fomos subindo até ao Alto do Campo Redondo por algumas SCUT´s medievais em lajeado. Esta subida permite ver algumas bonitas panorâmicas das imediações da Serra de Arga. Depois, um pouco de corta-mato até ao Parque Eólico, o ponto mais alto do trajecto. Tínhamos resolvido estender o percurso até à Capela da Senhora do Minho e lá fomos.



Na Chã Grande  vimos muito pouco gado, afugentado provavelmente pelo calor intenso e a falta de brisa que o disfarça.  Fomos directos ao Parque de Merendas da Senhora do Minho para o merecido almoço debaixo de frondosas árvores e com direito a uma fonte para lavar as mãos. Almoçamos com direito a um extra : uns  rissóis e pastéis de Chaves da Padaria Ribeiro, gentileza de genro que madrugou para os comprar fresquinhos.


Onde descobríamos uma sombra lá encontrávamos garranos. Eles são cavalos livres e selvagens, não são "burros" para apanharem tanto sol como o que estávamos a suportar!


Depois iniciamos o caminho de volta, tentando quase que a corta-mato, reencontrar o percurso da Chã Grande na Porta do Lobo. A partir daqui, inicia-se verdadeiramente a descida. Um pouco depois encontramos os Moinhos do Covão.


Um pouco mais abaixo, passamos pela aldeia de Arga de Cima, onde se podem ver muitas casas recuperadas ( uma delas penso que é da ex-Ministra da Cultura ), o que não se estranha conhecendo o encanto do local e da zona. Bonita a Igeja e a Capelinha que penso ser dedicada a S. Paulo. O parque de merendas do local, presenciou o nosso lanche.


Passada a aldeia, surgem os Moinhos da Gândara, interessante obra de engenharia primitiva, realizada em granito da região e com uma interessante forma de unir e segurar as pedras que conduzem a água para o seu moinho.


Muita caloria derretemos nos 16 Km da caminhada, debaixo de sol intenso e sem cobertura nenhuma.  Agora era hora da Cultura: revisitamos a Arte na Leira, agora sem o bulício da abertura  que presenciamos na passada semana. Exposição de Arte em local idílico só podia agradar muito!



Pintura, cerâmica, fotografia, trabalhos em madeira com o engenho dos homens e a ajuda da Natureza a enquadrar.


A área dos mais consagrados




E o espaço, este ano dedicado ao Design dos alunos dos Institutos Politécnicos do Norte do País. Grande oportunidade de mostrar talento e muito bem aproveitada.


Caminhada de 16 Km debaixo de sol intenso, banho de Cultura na Exposição e depois isto:  Dois potes tradicionais da zona a cozinharem um guisado de anho e cabrito, feito à moda de África por Xpert com anos de experiência!!! Primeiro gostamos da imagem inesperada, depois começou a cheirar tão bem que não conseguimos recusar o convite para ficar e provar...Bem provar só não, que estava tão bom que comemos muito mais do que devíamos, mas estava Divinal, digno que um qualquer Frade ou Abade que tenha na comida o único prazer admitido e que cuide desse prazer com a alegria e simpatia do Sr. Marinho. Não posso deixar de citar o seu nome que o merece muito!


Ah e não é só a comida de que se gosta, é também a MAGIA do local e a simpatia dos anfitriões!

Para todos aqueles que sentiram água na boca, tenho a dizer que a INVEJA é um pecado muito feio!



Mapa do Percurso





Perfil do Percurso


Marcações

As marcações estão muito apagadas, sendo difícil seguir o percurso sem GPS.



Actividade:  Percurso pedestre que teve por base o Trilho da Chã Grande e que estendemos até à Senhora do Minho.
Local de Início: Iniciamos o percurso junto à Casa do Marco
          GPS:   N41.84173 W8.70868 Altitude:509 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 16 Km
Tempo de realização: 06 H 50 m
Condições Específicas: Percurso com uma ascendente inicial de algum declive, sem grandes marcações e sem cobertura, o que o torna mais difícil de realizar em dias quentes de sol intenso.

Pontos de Interesse

Panorâmicas da Serra de Arga, do Monte de Santa Tecla, Ponte de Lima e Serra Amarela. A Nossa Senhora vestida à Vianense na Senhora do Minho. Grande trabalho de engenharia nos Moinhos da Gândara.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...