sexta-feira, 4 de junho de 2010

PR 1 Marancinho+PR 2 S. Bento - Amarante

O Percurso PR 1 Marancinho de Amarante, inicia-se junto à Igreja Velha de Gondar, um monumento românico em muito bom estado de conservação e que já foi mosteiro.
Iniciamos o percurso já perto do meio-dia e o dia de Sol e o calor intenso de Junho, criaram um maior grau de dificuldade em vencer as primeiras subidas.

Efectuamos metade do percurso do PR 1 em pouco tempo e como o PR 2 estava ali a uns 200 metros, resolvemos efectuar também o PR 2 de S.Bento. A ideia foi boa mas de grande custo de realizar porque nesta zona o PR 2 tem uma subida de cortar a respiração e o Sol intenso dificultou imenso a chegada ao fim da subida, o marco geodésico de Picotos de onde se desfruta uma paisagem deslumbrante sobre a senhora da Graça, o Alvão e o Marão.



Depois de uma pequena descida já mais coberta por vegetação, passamos por uma estalagem medieval em ruínas em local que, se fosse revitalizada, proporcionaria excelente repouso. Logo de seguida, mais 450 metros a subir muito até à Capela de S. Bento mas com direito a mais uma vista fantástica.


Depois foi a descida até ás margens do Rio Ovelha e aos seus campos de cultivo, com formas curiosas de secar a palha e espigueiros com o corpo em madeira.


Depois de atravessado o IP 4, a melhor surpresa do percurso: a bonita Aldeia da Rua.
Logo depois da ponte a praia fluvial onde oficialmente se  inicia o percurso PR 2 .


Depois continuamos pelas margens do Rio Ovelha, até encontrarmos o PR 1, retomando por este até ao Mosteiro de Gondar, local de início e fim do percurso.


19,1 Km na soma dos dois percursos, realizados em 7 Horas debaixo de um Sol intenso, provocaram um cansaço enorme. Ficaram as recordações de mais um dia bem passado na melhor companhia.

 Mapa do Percurso


Ver Sem título num mapa maior

Perfil do Percurso


Análise do Percurso



Actividade:  Percursos pedestres perto de Amarante
Local de Início PR 1: Largo, junto à Igreja Velha ( Mosteiro Românico de Gondar)
          GPS:   N41.26362 W8.03143 Altitude: 272 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular PR1 + PR2)
Distância Total: 19,1 Km
Tempo de realização: 7 H
Condições Específicas: O PR 2 tem uma subida e uma descida com grande declive, sendo difícil de realizar com o intenso sol que fez.

Marcações

Percurso marcado segundo as normas da FPCC.


Pontos de Interesse


Panorâmica para a Senhora da Graça e Marão do alto de Picoto, Estalagem abandonada, Vistas da Capela de S. Bento, Aldeia Preservada de Rua, calçada romana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...