sábado, 26 de junho de 2010

Percurso Urbano de Vila do Conde


Vila do Conde é uma bonita cidade situada junto à foz do Rio Ave. Conhecíamos bem as suas praias e o geral do seu interior. Resolvemos fazer um percurso pelo seu Centro Histórico à descoberta dos seus encantos.
Iniciamos o percurso junto a um dos seus ex-libris, a Igreja Matriz de S. João Baptista, exemplar manuelino com influências góticas.
Mesmo em frente fica a Câmara Municipal e um largo com um curioso pelourinho com uma espada em punho. Existe também uma pequena capela onde celebravam missa para que , os condenados de uma antiga cadeia lá perto, a pudessem ouvir.

 Depois, continuamos pelas ruas do seu muito bem cuidado Centro Histórico apreciando os seus pormenores: a tradição do mar, as rendas de bilro, as suas inúmeras Igrejas e ex-votos, sintoma de estarmos perto de gente que no seu dia a dia de trabalho no mar, se sente perto de Deus e agradece e procura  a sua ajuda e protecção.



Gente do mar, que viveu desde sempre também ligada ao comércio e na Idade Média era por este porto que entravam muitos materiais que a região necessitava: madeira, tecidos, especiarias... Para gerir este comércio, foi construída uma Alfândega. Agora é um Museu e lembra e documenta muito bem esses tempos. No Museu pode ver-se ainda, uma exposição com os modelos dos barcos usados na Idade Média e os seus procedimentos de construção. 


No cais mesmo em frente, a reconstrução de uma Nau quinhentista, construída nos estaleiros de Vila do Conde, recriando muito bem a vida a bordo na época.



Continuamos pelas ruas do Centro Histórico, dirigindo-nos à Capela de Santa Catarina de onde se desfruta uma bonita vista de Vila do Conde.


Depois seguimos para o seu Ex-libris. O Mosteiro de Sta Clara e o Aqueduto que o alimentava de água. Ficamos a pensar que um uso que lhe desse visibilidade interior poderia ser útil em termos de desenvolvimento turístico.


Seguimos depois para o outro lado do Rio Ave para visitar a Igreja de Santana e a Igreja de Santa Maria de Azurara




Regressamos depois ao ponto de partida, com um conhecimento mais alargado desta bonita cidade e a sensação de um dia bem passado.

Mapa do Percurso

Perfil do Percurso


Actividade:  Percurso urbano em Vila do Conde
Local de Início: Largo em frente da Igreja Matriz
          GPS:   N41.35388 W8.74166 Altitude: -9 m (?)
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 8 Km
Tempo de realização: 5 H 47 m
Condições Específicas: Percurso urbano e fácil de descoberta do Centro Histórico de Vila do Conde e Azurara.
Ficheiro GPX do percurso realizado
 
Marcações
Percurso não marcado.

Pontos de Interesse

Centro Histórico de Vila do Conde, Igreja Matriz, Ex-votos, Convento de Sta. Clara, Alfândega Régia(Museu), Barco Museu quinhentista, Capela de Santana, Igreja Matriz de Azurara.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...