sábado, 12 de junho de 2010

Caminho do morto que matou o vivo, caminho das cabras


Há locais míticos que nos ficam na memória e que descrevemos com entusiasmo aos nossos amigos. O Lugar da Pena e Covas do Monte são dois destes locais.  Já os conhecíamos de deambulações automobilísticas e agora com um grupo de amigos, voltamos para efectuar um trilho que une o Lugar da Pena a Covas do Rio, seguindo depois para Covas do Monte e voltando à Pena.



O Lugar da Pena é um pequeno povoado que actualmente tem só 8 habitantes, situado num baixo, rodeado de montes e escarpas que lhe roubam o sol directo a partir do meio da tarde. É pequeno mas bonito e com histórias. A mais famosa é a do "morto que matou o vivo". Sem Escola, Igreja e Cemitério, era na Freguesia de Covas do Rio, a uns 4 Km de distância que se aprendiam as letras, se cumpria o dever religioso e se enterravam os mortos. Só que o caminho é muito difícil, escarpado e escorregadio e num dos funerais, um dos homens que carregava o caixão, escorregou e o caixão caiu-lhe em cima, matando-o. Fomos conhecer este caminho e logo compreendemos que a história tem tudo para poder ser verdade. O caminho é mesmo escorregadio e traiçoeiro...mas muito bonito, acompanhando entre escarpas a ribeira de Pena.


Passadas as dificuldades da descida e pensando  que estas já tinham acabado, seguíamos por um estreito e bonito caminho na aproximação a Covas do Rio, quando a emoção resolveu voltar de novo: uma vaca ali mesmo em frente, a ocupar a maior parte do caminho e sem vontade de sair de lá. Bem, medimos-lhe as intenções, juramos ( falso) que não comíamos vaca desde a crise delas e lá passamos ao lado sempre a dizer: linda vaquinha que te vais portar bem.. e portou-se mesmo. Já do outro lado, aí vai risota por um dos companheiros de rota não ter visto as mesmas boas intenções nos olhos da vaquinha e estar a hesitar como ia ultrapassar este obstáculo. Não há subida ou descida, por mais íngreme que seja que o assuste, só que havia um pressentimento de que aquela vaquinha se queria vingar das dentadas que dava com frequência nas primas dela. Passados uns minutos e cansado de ouvir piadas, lá se encheu de coragem e ... saltou o muro do caminho e contornou a vaca pelo meio do monte...Ficou a história e com certeza a brincadeira deste incidente.

E lá chegamos a Covas do Rio, local melhor exposto tem várias casas recuperadas e sinais que olhos de fora viram com bons olhos a beleza da zona. Era hora de almoço e de pequeno descanso e lá fizemos por isso.



Créditos ao sobrinho Miguel pelos disparos a preto e branco que não quisemos deixar de mostrar.


Reconfortados, seguimos viagem em direcção a Covas do Monte.


Covas do Rio já ao longe e paisagens deslumbrantes. O caminho, esse sempre a subir.


Do alto a cabrinha espreita a Sede do Reino das Cabras: Covas do Monte.


Covas do Monte, ainda sem as suas actrizes principais.


Chegam as primeiras cabras. Infelizmente, desta vez não podemos esperar pela chegada do rebanho: centenas de cabras a chegarem do monte sozinhas e a dirigirem-se para a sua "casa" é um espectáculo que aconselhamos a presenciarem.


E ainda nos faltavam, 4 Km, a pior subida, um caminho de cabras com uma ribanceira que não perdoava deslizes, mas... superamos tudo e chegamos à Pena com a certeza que tínhamos vivido intensamente e que irá ser com grande entusiasmo que iremos contar as peripécias e guardar na nossa melhor memória estes locais, paisagens e o convívio havido.


Vale a pena ir à Pena!!!...


Ah e para acabar em beleza, uma receita de sucesso: queijinho e presunto local com pão de milho e centeio.

Mapa do Percurso




Perfil do Percurso


Actividade:  Percurso pedestre entre Lugar da Pena, Covas do Rio, Covas do Monte, Lugar da Pena
Local de Início: Lugar da Pena
          GPS:   N40.87768 W8.07876 Altitude:591 m
Local de Chegada: idem. ( percurso circular )
Distância Total: 14 Km
Tempo de realização: 7 H 10 m
Condições Específicas: Descida escorregadia entre a Pena e Covas do Rio, declives acentuados entre Covas do Rio e Covas do Monte e daqui até ao Lugar da Pena..
Ficheiro GPX do percurso realizado

Marcações


O percurso não está marcado.


Pontos de Interesse


A descida do Lugar da Pena até Covas do Rio é fantástica. Panoramas lindíssimos na subida para Covas do Monte. Aqui a chegada das cabras é um espectáculo fabuloso. O caminho de cabras na aproximação à Pena é também muito bonito.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...