domingo, 25 de abril de 2010

Castelo de Vide


Castelo de Vide é uma pequena cidade que tem tanto para ver! De longe, na silhueta avista-se o Castelo, a Igreja Matriz e a alvura e simetria das suas casas. No seu interior,  descobrem-se os pormenores que a tornam especial e que fazem com que os visitantes prometam voltar em breve.

 A sua posição perto da fronteira e no limite da Serra de S. Mamede, potenciou a importância do seu Castelo que ao longo dos séculos foi sendo posto à prova. No interior do Castelo, estão patentes duas exposições que vale a pena visitar: uma sobre as ocorrências megalíticas da zona e outra sobre a história militar da fortaleza. Do cimo da Torre de Menagem tem-se uma vista magnífica e compreende-se a razão da sua importância militar. O interior da muralha é habitado e está bem conservado.


Saindo da muralha encontramos as ruas estreitas da antiga Judiaria. Castelo de Vide, no tempo do Rei D. Manuel I, foi local de refúgio para muitos judeus portugueses e espanhóis. Nessa área da cidade podemos encontrar a antiga Sinagoga, agora muito bem recuperada.
No fundo da Judiaria, encontramos a Fonte da Vila, para onde foram canalizadas as águas das termas, com tratamento garantido para todos os que sofrem de  stress. Com uma potencialidade destas e com milhões a sofrerem desta doença, não se compreende como as termas estão fechadas!


Nas imediações existem diversos monumentos megalíticos. Visitamos o Menir da Meada, imponente com os seus 7 metros de altura e rodeado de flores, a sua imagem impressiona-nos como provavelmente o vem fazendo a toda a gente que o vê de há uns milhares de anos para cá.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...