terça-feira, 23 de março de 2010

Trilho Urbano de Águeda

A memória das viagens para Lisboa, inclui Águeda como local de "engarrafamento" de trânsito e de passagem demorada. Consumia-se a paciência de quem tinha outros destinos e de quem lá morava ao aturar o stress de quem passava.




A Vila transformou-se em Cidade, depois veio a autoestrada e levou os carros por outros lados. Agora tem a oportunidade de mostrar os seus pontos fortes e fazê-los apreciar com calma.




Efectuamos o Trilho Urbano do Águeda, muito fácil e bem definido porque permite passear pela malha urbana, conhecer os seus pontos mais importantes e depois seguir até ao Parque do Souto do Rio, pela margem direita com os campos de cultivo a dominarem a paisagem. Atravessa-se o rio por uma ponte tipo militar que, com o seu balancear, traz um pouco de adrenalina ao passeio tranquilo que até aí se realizou.

 


O regresso a Águeda pela margem esquerda, revela outra faceta da zona. A casa acastelada, o palácio dos Condes de Sucena, infelizmente com marcas de degradação que não merecia, o Palácio Hotel de Borralha, o Parque Desportivo, mostram a qualidade de ocupação do terreno que a zona foi tendo.
Chegados a Águeda compreendemos a sua importância passada, pelo cruzamento do rio que ligava a Aveiro, com a estrada que interligava o Porto a Coimbra e Lisboa.

Mapa do Percurso
Ficheiro GPX


Ver Percurso Urbano de Águeda num mapa maior

Perfil do Percurso



Análide do Percurso





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...