sexta-feira, 12 de março de 2010

Trilho de Fafião

Fafião é uma aldeia do Parque Nacional da Peneda Gerês pertencente a Montalegre e situada  na fronteira com o distrito de Braga. Como caracteristica invulgar mantém uma armadilha tradicional  para lobos, O Fojo dos Lobos, constituida por um caminho ladeado por muro alto, que vai ficando cada vez mais estreito e termina num buraco. Os lobos são perseguidos por uma matilha de cães e obrigados a saltarem para o buraco, ficando aprisionados.



Realizamos o Trilho de Fafião, na companhia de um divertido e experimentado grupo: os peletras.blogspot.com. O trilho só está sinalizado por mariolas e para o realizarmos valeu a experiência do grupo no seguimento de trilhos usando as cartas militares.




 As massas graníticas e o vale cavado do Rio Fafião, marcam a paisagem e deslumbram pela afirmação de força da Natureza, quer na imponência do granito quer no vale em V que o pequeno rio percorre. Almoçamos junto à Ponte Nova e seguimos pela margem direita até à Ponte da Matança.




 Depois e quase já perto de Fafião, efectuamos um desvio para ver na encosta contrária, as chamadas Cascatas de Tahiti. Ficou uma grande vontade de as vermos de perto.

 


Mapa do Percurso


Ver Trilho de Fafião num mapa maior

Perfil do Percurso


Análise do Percurso







Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...