domingo, 27 de dezembro de 2009

PR 9 Trilho dos Canos de Água




O Trilho PR 9  dos Canos de Água, inicia-se em frente da Basílica de Santa Luzia, situada no cimo do monte com o mesmo nome. Este local dificilmente nos sai da memória, pela paisagem fantástica que se desfruta sobre Viana do Castelo, o Rio Lima e a sua foz, bem como pela majestade do Templo, executado em granito com excelentes pormenores de cantaria, interiores e exteriores.

O percurso encanta pelas paisagens que se avistam e também pela surpresa da engenharia colocada na condução da água da serra, durante quilómetros, por condutas feitas com paralelipípedos de granito, escavados no interior para conduzir a água. É por cima destas condutas que decorre uma parte importante do percurso, sendo que para alguns, isto será um desafio ao equilíbrio.




A aldeia de S. Mamede, a Casa do Radar, o depósito das águas, a Citânia de Santa Luzia e as vistas deslumbrantes para o mar e para a Ribeira Lima, são outros pontos de passagem e interesse do percurso de cerca de 10 Km e fácil de percorrer. Em Fevereiro, com o florir das mimosas que debroam o caminho, o percurso deve ser ainda mais bonito.




Mapa do Percurso


Ver PR 9 Trilho dos Canos de Água num mapa maior



Perfil do Trilho





Embora já com a tarde avançada, fizemos ainda uma boa parte do percurso dos Moínhos de Montedor. A chegada da noite  impediu que o completassemos. Pelo que vimos: moinhos muito bem recuperados de formatos distintos, o Farol de Montedor, as salinas na praia e gravuras rupestres, iremos concerteza voltar para o completar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...